terça-feira, 16 de março de 2010

UFABC Reconhecida Internacionalmente

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14487

Segue abaixo alguns trechos da entrevista:

“A UFABC é um estabelecimento criado em 2005 para inventar a universidade brasileira do século 21 e fornecer mais engenheiros ao Brasil”, define o vice-reitor da nova universidade federal.

"A localização da UFABC não foi escolhida ao acaso..... ele espera, igualmente, relançar esta zona econômica marginalizada de 2,5 milhões de habitantes, pois após o boom industrial dos anos 60, as indústrias fugiram da região nos anos 80."

Como podemos ver a UFABC não foi criada ao acaso,não se trata de uma simples jogada política como uma parte da imprensa brasileira vem divulgando(Estadão)...coitados nem sabem o que se passa por aqui.Como a reportagem cita, um dos motivos para a implantação da universidade na região do ABC, se dá pelo fato de existir uma grande concentração de empresas na região mas elas estão em frangalhos e o único jeito de reerguer estas empresas é com mão-de-obra qualificada e investimentos,ou seja, o que a UFABC vem trazendo para a região do ABC.
Portanto nossa universidade não está sendo criada no "improviso", como foi dito.
Será que improviso é ter todo o corpo docente formado por doutores?
Será que improviso é ter uma prosposta pedagógica inovadora e elogiada até fora do país?
Será que improviso é reservar quotas para pessoas que não teriam chances de ter um ensino de qualidade?

Portanto................

eu quero continuar nessa universidade que "improvisa" tudo o que faz.

Um comentário:

  1. Para ajudar, vou colocar aqui um conceito discutido na semana passada: cultura, para pensar as opiniões diferentes sobre a UFABC e seus impactos.

    Cultura não é apenas o modo de vida de um grupo, suas crenças, seus costumes, sua forma de organização. Cultura é a forma como os sujeitos e grupos atribuem significados aos acontecimentos reais e imaginários, aos objetos, a tudo o que os rodeia. (Clifford Geertz, vide textos dele no site indicado da prof. Keila) As culturas não são puras e isoladas, elas se misturam, se hibridizam, criam novas culturas em processos interculturais (Nestor Garcia Canclini, vide posts sobre ele no blog EDS). Um caminho para o grupo é pesquisar como sujeitos de um mesmo grupo ou de grupos diferentes atribuem significados ao que significam os impactos da UFABC, por exemplo, como acredito que foi problematizado no post acima. Como o Alexandre disse no blog Cultura e Globalização, o que interessa é ressaltar perspectivas diferentes, pontos de vista que nem sempre são óbvios ou que todos aceitam. Eles fazem parte da estrutura e da dinâmica social e precisam ser reconhecidos para que se perceba a complexidade do real. E isso é importante para que vocês tenham outras visões menos simplificadas ou "quadradas" sobre as práticas acadêmicas e profissionais de vocês! É importante defender um ponto de vista, como foi feito acima, ainda mais quando há o esforço de mapear e apresentar todos aqueles pontos de vista com os quais não concordamos, permitindo que eles tenham espaço, e cada um possa analisar e fazer suas escolhas, assim como nos fizemos a nossa. Viver na democracia não é fácil e sabemos que quem tem mais poder coloca a sua visão como a única possível ou a "verdade". Por isso mesmo, garantir a expressão da pluralidade de opiniões é importante: para que uma verdade imposta não seja a única que se possa aceitar. E para que as verdades parciais, que não são tão poderosas, possam circular e mostrar outros ângulos de um mesmo conflito! Bom trabalho... bjs

    ResponderExcluir