segunda-feira, 3 de maio de 2010

Trechos de entrevistas

Resolvi postar alguns trechos das entrevistas (ou bate papo) que tivemos com alguns moradores.



“Não é qualquer um que entra nessa universidade, porém mesmo não sendo qualquer isso não é um fator responsável pela formação da personalidade do indivíduo.” Angélica- Corretora de Imóveis

“ A vinda da Universidade foi bom, foi ótimo, porém queria sair do aluguel e comprar uma casa por aqui, mas agora tá difícil” Silvana- Empregada doméstica.

“Acho que não é todos, mas em algumas repúblicas que nem vou citar onde ficam, tem muita bagunça, cerveja, caneca, bebida. Aqui antes era mais calmo, mas agora, já deu até polícia aqui. Incomoda a gente, o vizinho da frente, do lado. Todo mundo aqui em volta.... O que mais me preocupa é que os pais nem imaginam o que os filhos estão fazendo. “ Familia de comerciantes vizinhas de uma república.

“Melhorou progresso, valorizou região, não ligo para festas, não me incomoda muito, porém devem ter limite nos horário. Eles tem que entender que bebida alcoólica não é água. Mãe e pai estão ai custeando gastos dos filhos, porem eles não aproveitam de fato como deveriam.” Familia vizinha de República.

Entrevista de 2 senhoras que abordamos em um sebo:
“-Melhorou muito
-O bairro estava precisando de algo para animá-lo. Aqui é muito parado.
-Tudo bem que tem seus estudante “malandrinhos”.
-Ah mas isso é coisa da idade, é o tempo deles! Não me atrapalham, porém os meus vizinhos aqui fazem suas brincadeiras mas não passam das 11h30min.(Referindo a uma república próximo a sua casa).
-Mas também a bagunça quem faz, não é só estudante, mas sim gente desocupada. E as vezes os estudantes acabam levando culpa de tudo.”

“Nós que moramos aqui perto, vamos sofrer. Se agora já tirou nossa calma, imagina quando ficar pronta. Não sou contra a Universidade, mas mudou santo André, mudou aquela visão de uma cidade limpa, calma. ...
Tenho medo também dessa história de drogas, ai já deve ter, mas ainda deve ser pouco. Porque não adianta sempre em volta de faculdade o negócio é feio.”Angélica

“O número de carros tem atrapalhado muito. Esses dias atrás tive que fazer uma volta enorme por um caminho mais longo, porque os carros da faculdade estavam interditando o caminho. E olha que esses carros parados eram tudo de alto valor.”

“Mesmo com a UFABC aqui, essa região um dia já foi um pólo industrial, mas agora não é mais, e nem vai virar. Aqui perdeu muita indústria, muita fábrica. Agora se espalharam tudo pelo interior, outros estados. E isso foi tudo culpa do Barbudinho (referindo-se ao Lula), e das pessoas lá do Nordeste que recebem bolsa de tudo e não sei o que mais, e votam nele. Não que eu seja preconceituosa, longe de mim, muito menos porque isso é uma visão paulista, mas é porque é verdade.”


“Não tive contato direto com Universitários. E se tivesse uma república perto de casa eu ficaria apreensiva, sei que é coisa da idade. Mas acho que para montar uma universidade desse porte, deveriam montar um alojamento para esse pessoal, aliás isso deve estar no plano-diretor da universidade. Não que eu queira criar um certo “apartheid” mas seria até melhor no geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário